Enilda Lins: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes”

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes”. 1 Coríntios 16:13.

Refletiremos um pouco sobre algumas orientações que a Palavra de Deus nos dá, para que possamos permanecer firmes na nossa caminhada cristã. A cada dia que passa, fica mais difícil viver aqui no mundo! A atual conjuntura que vivemos já era esperada, pois, trata-se de cumprimento de profecia bíblica. Hoje só se ouve falar em crise e, estamos verdadeiramente vivendo num mundo em plena decadência. Estamos enfrentando uma grave crise financeira e econômica, crise na família, no trabalho, crise em todos os aspectos. O planeta Terra está ficando cada vez mais corrompido e mais distante do padrão do Reino de Deus. Diante deste quadro caótico, a orientação da Palavra de Deus é:

1 – VIGIAR – Nos tempos antigos as cidades eram muradas e possuíam torres de vigia. Ali ficava o soldado vigiando para verificar se vinha algum inimigo atacar a cidade. Assim também o Senhor manda que fiquemos vigilantes, pois, como diz I Pedro 5.8: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”. Portanto, devemos nos manter sempre vigilantes, não dando brechas para o inimigo.

2 – ESTAR FIRME NA FÉ – Ainda nos reportando a I Pedro 5.9, lemos: “Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé”. A fé é o nosso escudo de proteção que o Senhor nos dá, para que possamos nos livrar dos dardos inflamados que o Diabo lança contra nossa vida. Efésios 6.16, diz: “Além disso, usem o escudo da fé com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno”. Hoje em dia são tantas heresias pregadas, e o próprio Jesus quando ensinava aos discípulos a respeito dos finais dos tempos alertou-os dizendo: “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos”. (Marcos 13:22). Aqui podemos observar o aspecto de estar firme na fé, e também o da vigilância. E não já estamos vivendo mesmo os tempos finais?

3 – PORTAR COM CORAGEM – A Bíblia nos compara a soldados. Somos soldados de Cristo e, como tais, não podemos jamais ser covardes. Pode vir a tribulação que vier nos atingir, não podemos nos acovardar, mas sair ao combate, enfrentando o inimigo usando a armadura de Deus, que está descrita em Efésios 6: 13 a 17. Ainda mais, quando sabemos que o Senhor é a nossa Bandeira, Ele luta as nossas batalhas e se posiciona à frente do Seu Exército Celestial. Em Romanos 8.37, lemos: “mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Em Isaias 41.10, lemos: “Por isso, não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”.

4 – FORTALECEI-VOS – A ordem de Deus é a de que nos mantenhamos sempre fortalecidos. E como podemos nos fortalecer? Através de uma vida de intimidade diária com Jesus, nos alimentandos da Sua Palavra, desenvolvendo uma vida de oração, e tendo comunhão com os irmãos na igreja. Muitos estão abandonando o convívio com os irmãos na congregação, deixando de frequentá-la, procurando viver uma vida independente, e com essa atitude estão simplesmente se enfraquecendo espiritualmente. Estas são formas de nos mantermos fortalecidos e, podermos resistir aos ataques do Diabo. Em Jeremias 15.16, lemos: “Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor dos exércitos”. Vejamos ainda Salmo 119.11: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”; “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. (Hebreus 10:25). Finalmente, Filipenses 4.13, diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”. É o Senhor que nos fortalece e nos dá capacidade para enfrentarmos e vencermos o inimigo de nossas almas, Satanás.

Que aceitemos o desafio de vivermos uma vida vitoriosa aqui na terra, nos comprometendo a ser mais vigilantes, a ter mais fé, a ser mais corajosos e a ter mais intimidade com o Senhor, através da leitura da Bíblia, meditação na Palavra e da oração, e através da comunhão com os irmãos. A vitória será certa! Pense nisso! Bom Dia! ❤🌹🦋

E. L.

Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.