Enilda Lins: Paz em tempo de tribulação!

PAZ EM TEMPO DE TRIBULAÇÃO!

“Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo”. João 14.27.

O mundo está em guerra e anseia por paz! As pessoas procuram encontrá-la através de várias maneiras, como por exemplo, através do ensinamento de doutrinas filosóficas e esotéricas, ensinamentos das seitas budistas, seitas orientais. Alguns pensam que podem encontrar a paz nas drogas, outros, nas bebidas alcoólicas, e ainda tem aqueles que acham que podem encontrar paz se entregando aos prazeres que o mundo oferece. A verdade é que estamos vivendo em tempos de conflitos, de muitos desentendimentos nas famílias, na sociedade, na política. Estes têm sido um dos piores momentos da humanidade, haja vista que se aproxima cada vez mais o final dos tempos, com a volta de Jesus Cristo. Muitas coisas ainda vão acontecer e, que haverão de tirar a paz de muita gente.

A situação é caótica. O índice de desemprego, divórcios, doenças mortais, problemas no trabalho, problemas financeiros, com a família, assaltos, violência, insegurança em geral, só faz crescer. Crescem os ensinos de heresias, no intuito de confundir a mente das pessoas e o seu entendimento da Verdade, que é Jesus. O espírito de engano anda solto por aí, procurando suas vítimas. Toda esta situação nos leva a uma expectativa diante do desconhecido, e nos deixa muitas vezes angustiados, pensando o que será de nós, dos nossos filhos, e netos!

Há muitos e muitos anos atrás, Jesus deixou uma palavra de consolação e ânimo para os seus discípulos, e consequentemente, para nós também, que está registrada em João 14:27. Ele disse: “Deixo com vocês a paz”. E logo em seguida, de forma enfática, disse: “É a minha paz que eu lhes dou”. Ele não prometeu qualquer paz, mas, a SUA PAZ! A Paz de Deus! A paz que “excede todo o entendimento”, como disse o apóstolo Paulo em Filipenses 4. É uma paz que não se encontra no mundo, só em Jesus! A paz que o mundo oferece não é verdadeira. Ela vem com uma aparência de paz, mas não subsiste, e logo depois, vem o caos. Ela é enganosa, portanto. A verdadeira paz só nos vem através da fé em Deus, pela plena confiança de que Ele é Pai. Pai bondoso, amoroso, misericordioso e abençoador.

JESUS é o Príncipe da Paz! Só Ele pode nos tirar do poço do sofrimento, da angústia, da incerteza. Ao passarmos por tribulações, podemos sentir paz, sim, quando cremos que Ele não nos abandona nunca, que está sempre ao nosso lado e, luta por nós. Ele permite que passemos por momentos de provações, muitas vezes, visando o nosso crescimento espiritual, e, até mesmo, quando enfrentamos esses momentos difíceis porque nós os provocamos com nossas más escolhas, ainda assim, podemos confiar no Seu cuidado, proteção, cura, libertação e livramento, desde que reconheçamos nossos pecados e os confessemos a Ele, arrependidos. Ele com certeza virá em nosso socorro e nos ajudará a sair da situação angustiosa em que nos metemos.

Não adianta lutar com nossas próprias forças, para sairmos do fundo do poço em que caímos. É exatamente no momento em que deixamos de lutar e nos rendemos a Ele, que se inicia todo o processo do caminho rumo à restauração, ao livramento, à vitória e, diga-se, tendo condições de sentir paz no coração! Jesus disse: “Não fiquem aflitos, nem tenham medo”. É tudo uma questão de fé! Se Ele ordenou, temos mesmo é que obedecer, ou seja, não dar lugar à aflição, à angustia, e nem aos pensamentos de medo, pois Satanás usas esses momentos em que estamos fragilizados para nos incutir medo e o sentimento de fracasso e desistência. O Senhor falou através do salmista: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!” (Salmo 46:10). É quando ficamos quietos que Ele começa agir e então, passamos a experimentar a PAZ DE DEUS em nosso coração. Pode o mundo estar de cabeça para baixo, mas estaremos cheios da PAZ DE DEUS. Paz que nos enche de confiança, da certeza de vitória e de alegria, mesmo diante da situação mais difícil que estivermos passando.

Quando não temos paz, nos tornamos impacientes, nervosos e medrosos. Em Isaias 41.10, o Senhor nos diz: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; Não se apavorem, pois Eu sou seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; Eu os protejo com a minha forte mão.” Somente em Deus é que podemos encontrar força e coragem quando estivermos atribulados, com medo, sem perspectiva, sem paz. No momento em que sentirmos mais medo, creia que Jesus está ao nosso lado, nos oferecendo uma paz que não encontraremos em nenhum outro lugar. A coragem brotará do nosso íntimo, quando nos quedarmos confiantes no nosso Deus, sabendo que Ele é o Todo-Poderoso, e que tudo está sob o Seu controle. A Bíblia afirma que o Senhor é nossa Fortaleza, Escudo, Esconderijo, Rocha, Libertador e, muito mais, conforme podemos ver a seguir: “O Nome do SENHOR é Torre Forte, sob a qual o justo busca refúgio e permanece seguro!” (Provérbios 18:10); “Nele me abrigo: meu rochedo, meu escudo e o poder que me salva, minha torre forte e meu refúgio. Ó meu Salvador! Tu me livras da violência.” (2 Samuel 22:3).

Jesus nos avisou de que no mundo passaríamos por aflições (João 16:33), mas, logo a seguir nos recomendou que tivéssemos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. Em outra ocasião ele fez um maravilhoso convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28). Verdadeiramente só Ele nos alivia com a sua paz, seu consolo, seu amor e sua misericórdia, trazendo sossego ao nosso coração e alento à nossa alma. Pense nisso! Bom Dia! E. L. ❤🌹🦋

SE PAZ A MAIS DOCE – Com esta linda canção, encerremos nosso momento devocional de hoje! Feliz Quarta-feira!