Neutralizar – Declarar ou tornar neutro, anular, tornar inútil, paralisar, aniquilar, liquidar!

Neutralizar – Declarar ou tornar neutro, anular, tornar inútil, paralisar, aniquilar, liquidar!

Genivaldo Andrade de Souza,

Todos nós conhecemos historias de pessoas improváveis, marcadas por prognósticos negativos assim como: José, Daniel, Jabes e tantos outros em toda a narrativa bíblica e também na história contemporânea. Pessoas que deram a volta por cima, se superaram, foram além das expectativas, QUE NÃO SE DEIXARAM NEUTRALIZAR, pelo contrário, tiraram e tiram vantagem das desvantagens.
Também o inverso é verdadeiro; pessoalmente tive a oportunidade de frequentar salas de pelo menos quatro faculdades, e muitas vezes fiquei impressionado com a capacidade intelectual, a criatividade, a inteligência de muitos dos meus colegas, e ao me comparar com alguns deles, cheguei a pensar algumas vezes: O que estou fazendo aqui diante de pessoas que parecem estar anos luz a minha frente em todos os sentidos? Porém com o passar do tempo, para minha surpresa muitos daqueles, tanto em cursos teológicos como em outros que fiz, quando chegaram na hora da prática ou de encararem a realidade da vida, se deixaram paralisar, se apagaram pelas mais diversas razões e descobriram que na prática a teoria é outra! Se autoneutalizaram ou se deixaram neutralizar.
MOISÉS SE DEIXOU NEUTRALIZAR! Uma vez adotado, Moisés humanamente falando, foi potencializado em todos os sentidos; as melhores roupas, comidas, educação e posição social etc. Ao descobrir sua origem, de forma intempestiva e impensada para defender um Judeu matou um egípcio e como cosequencia se autoneutralizou por quarenta anos… É como costumo dizer: Geralmente a pessoa que foge, tem um egípcio morto e escondido” e com medo de ser descoberto prefere fugir, se NEUTRALIZAR! Os anos se passaram, Deus foi buscá-lo, falou com ele, tratou das suas feridas e traumas. Moisés, foi relembrado de que não era Deus, mas que poderia ser um instrumento nas mãos dEle para fazer e fez! uma obra de gigante. Viu e mostrou muitos acontecimentos que supera em muito os filmes Sphilberguianos. Porém, os dias foram passando e o stress, as pressões, as pessoas, o hábito com as coisas sagradas etc. NOVAMENTE, O DEIXA NEUTRALIZADO! Números 20:2-13, registra três atitudes de consequências desastrosas: 1º) DUVIDOU – 8 e 12 – Deus manda que ele fale à rocha, ao invés disso, ele fere a rocha. 2º) PERDEU A PACIÊNCIA com o povo e falou irrefletidamente. V. 10: “Ouvi, agora, rebeldes; porventura, faremos sair água da rocha para vós outros?”. Lembramos que Moisés era o homem mais manso da terra. 3º) TOMOU A GLORIA DE DEUS PARA SI, colocou-se no lugar de Deus. Deut. 34:7 diz que ele estava com 120 anos, seus olhos não se escureceram, nem ele perdeu o seu vigor, ou seja, poderia ter ido muito além, todavia foi enterrado fora da terra prometida, morreu antes do tempo, foi NEUTRALIZADO!
SANSÃO, É OUTRO EXEMPLO DE PESSOA QUE SE DEIXOU NEUTRALIZAR! É uma daquelas pessoas que nasceu para dar certo, nascido por intervenção divina, santificado desde o ventre da mãe, recebeu um nome que significa Sol, Luz, apesar disso, também foi NEUTRALIZADO. A vida dele foi alternada por uma série de atitudes, de ser usado por Deus e pelo envolvimento com o pecado, fazendo tudo que um Nazireu não deveria fazer. Em Juízes 16:1 diz que ele viu uma prostituta e coabitou com ela. Sabemos que isto não acontece de uma hora pra outra. Isto envolve olhos, pensamento, coração, atitude! Primeiro se cai por dentro. Ele foi para a cidade de Gaza – Entre os Judeus, pensava ele; sou Juiz, mas em Gaza, sozinho, nem todo mundo me conhece. Diante disso, pergunto: Quem sou eu e quem é você quando ninguém está vendo, quando estamos sozinhos? V. 2 Os inimigos disseram: “Esperaremos até o amanhecer e daremos cabo dele”. Ele acordou as portas trancadas, e agora? Remorso – Vão querer me matar – Encosta a cabeça, se arrepende, suplica: me perdoe me livra dessa! Seria a hora de arrependimento de choro, mas o Super Sansão? – Não! Ele quebra a fechadura, ele arranca os portões com batentes e carrega de Gaza (Cidade portuária), ao cume do monte Hebron, 70km ladeira acima! POR QUE ELE FEZ ISSO? Para mostrar que estava com um poder sobre sobrenatural, mesmo tendo pecado, “DEUS CONTINUA COMIGO”.
Erroll Hulse, em seu livro “The preacher and Piety” Escreveu “O Crescimento numérico não é o único critério pelo qual devemos analisar um verdadeiro ministro e uma verdadeira igreja”. Sansão, interpretou a misericórdia de Deus como aval para pecar; há Deus continua comigo (pensou ele). Prov. 28:13,14; Heb. 4:13. Mais tarde no seu relacionamento com Dalila, Juízes 16: 15 e 17 – “Como diz que me ama se não está comigo o teu coração… importunando-o ela todos os dias, apoderou-se da alma dele uma impaciência e revelou-lhe todo o segredo.” v.20 “…pensou: Sairei como das outras vezes”. ELE NÃO SABIA QUE O SENHOR JÁ HAVIA SE RETIRADO DELE! Agora, o grande Juiz está cego, enfraquecido, fazendo o trabalho de animal de carga rodando o moinho, usado para diversão e gracejos do povo, além de matar a muitos, SUICIDOU-SE, ASSIM COMO FEZ SAUL E JUDAS, QUE TAMBÉM SE DEIXARAM NEUTRALIZAR!
Neutralizados Interiormente – As vezes, por decepções, frustrações, ingratidão de pessoas a quem servimos, pressões da agenda intensa, tragédias familiares, descontentamento nos relacionamentos, sensação de ser abandonado por Deus, de ter sido traído por pessoas etc., muitos têm se deixado neutralizar, jogam a toalha, desistem da luta e dizem: – Cansei de dar murro em ponto de faca! Como Moisés, ficam nos seus “desertos” pessoais, NEUTRALIZADOS.
Neutralizados Exteriormente – São aqueles que embora queiram mostrar força, construir os seus próprios pináculos e carregar os seus portões para mostrar força e espiritualidade, caíram em descrédito, perderam não só autoridade pessoal, mas também a confiança dos outros. Ninguém mais o segue, contribui etc. PORTANTO A PESSOA FICA NEUTRALIZADA.
Neutralizados Eternamente – Sem entrar nos aspectos teológicos da perda ou não da salvação, sabemos que satanás existe para roubar, matar e destruir. Ele é o grande interessado em que o ser humano abrevie, tire a sua vida. Sabemos que o suicídio não é coisa nova; desde os dias Bíblicos, como os que já mencionamos acima, ou como Van Gogh que além de pintor era Pastor e suicidou-se aos 37 anos, em 1890. Nestes últimos anos, tem aumentado a reincidência de grandes líderes, pastores que tiraram suas próprias vidas. Teddy Parker Jr., 42, na Geórgia; Ed Montgomery, no Estado de Illinois; Isaac Hunter, em Orlando, Florida. O suicídio de pastores, líderes e filhos de líderes, cresce e preocupa, tendo sido até batizado de “onda de suicídios”. A causa mais comum noticiada para o suicídio de pastores e líderes, é a depressão, associada a esgotamento físico e emocional, traições ministeriais, baixos salários e isolamento por falta de amigos. De acordo com o Instituto Schaeffer, “70% dos pastores lutam constantemente contra a depressão, 71% se dizem esgotados, 80% acreditam que o ministério pastoral afetou negativamente suas famílias e 70% dizem não ter um amigo próximo”.
PASTORES: NÃO NOS DEIXEMOS NEUTRALIZAR, MANTENHAMOS O:

Equilíbrio, Deus valoriza o sErviço e a proatividade mas antes de
tudo, Ele busca relacionamento!
*O mundo nos valoriza pelo Que temos e pelo que fazemos, Deus,
todavia está mais interessado no que SOMOS!
*Nunca teremos o interesse das oUtras pessoas pelo que nos interessa,
antes de nos interessarmos pelo que interessa a elas.
*Preparo para o ministério, academIcismo é importante, mas não abandone
o imprescindível: a piedade!
*Pessoas diferentes têm Limites diferentes. Conheça os seus e
procure supera-los, mas lembre-se: Você não é Deus!
*Pare de carregar peso desnecessárIo. É melhor treinar dez pessoas, do que
fazer o trabalho de dez pessoas!
*Você é humano, tenha alegrias, Busque o que lhe dá prazer: Pescar,
caminhar, filmes, tenha seus “Titos” e “Marcos” para horas difíceis!
*Sem autoliderança, não se lideRa; você não consegue consertar os outros,
se não for uma pessoa consertada!
*Segue, segue e depoIs; conduz, conduz, este é um dos
grandes segredos do líder, saber perder quando preciso, para ganhar!
*Valorize a época que vive, seja cOntextualizadO, mas não negocie os
absolutos do Evangelho!
ENTRE O SER E O FAZER!

Genivaldo Andrade de Souza, é Pastor titular da PIBIG – 1ª. Igreja Batista em Itapema-Guarujá. Além do curso Teológico, é Pós Graduado em Gerencia de Pessoas e Negócios, fez Especialização em Ciências Humanas e em Missões, é Psicanalista Clinico e Bacharel em Pedagogia.
Desde 2006, tem sido apresentador do programa VEJA APONTE que vai ao ar duas vezes todos os dias pelas TV’s: Guarujá, Itapema, e Net. Foi presidente da CBESP em 3 mandatos e pela 9ª vez tem servido como um dos vice presidentes da OPBB-SP. É casado com Rita de Cássia Magalhães Odwyer Andrade com quem tem dois filhos: William e Lílian.